Meus estudos parte I - Apresentação do meu caderno

Bom dia pessoal,

Já contei como começou o meu interesse pela falcoaria na página quem sou eu. Agora vou falar sobre como comecei a buscar informações sobre ela. A primeira coisa que eu fiz foi obviamente procurar no google. Obviamente temos que tomar muito cuidado com as fontes que consultamos, pois há muitos sites idôneos na internet e também há muitos sites com informações falsas ou equivocadas. Vou comentar sobre cada site ou livro que li mas antes vou apresentar o meu caderno de falcoaria!





Este é o meu caderno de falcoaria, com capa do Galo porque sou atleticana hahahahaha. Nele fiz e continuo fazendo resumos de todo o conteúdo já lido e pesquisado. Ele também é meu companheiro nos cursos que já fiz e farei no futuro.

Vou então começar a comentar sobre a bibliografia que consultei. Lembrando que a maioria da bibliografia sobre falcoaria está em língua inglesa ou espanhola, então se você tem dificuldades com a leitura nestes idiomas, é melhor começar a estudar logo! (Bem, não vou puxar muita sardinha pro meu lado, afinal trabalho ensinando estas línguas, mas o seu conhecimento facilita enormemente a vida do falcoeiro.)


Manual Básico y Ético de Cetrería 


Feito pelo Governo da Espanha, em comemoração ao reconhecimento dado pela UNESCO à Falcoaria como Patrimônio Cultural Imaterial, ele é disponibilizado gratuitamente no site acima. Nem tenho como agradecer aos espanhóis pela enorme contribuição que deram a todos os falcoeiros, especialmente aos iniciantes como eu, com um material tão rico e bem escrito. De forma super didática este manual dá noções básicas, porém essenciais sobre a biologia das aves de rapina, treinamento, equipamentos, etc. Leitura totalmente indispensável!

Um pouco dos meus resumos sobre esta leitura:



IFF starter´s booklet


Pesquisando em língua inglesa achei este material super interessante e que traz questionamentos essenciais à qualquer iniciante. Em um primeiro momento pode até parecer que o texto quer que você desista de se tornar falcoeiro, mas o objetivo é realmente auxiliar, demonstrando como ter uma ave exige responsabilidade, dedicação e estudo. Vamos comentar alguns pontos deste texto:

“Do it properly or don´t do it at all”


“Owning a hawk is nothing like owning a pet: it takes knowledge, preparation and experience gained before one can be ready to take first steps.”


 Este trecho me chamou muito a atenção. Ter uma ave de rapina não é o mesmo que ter um cachorro ou um papagaio. Muitas pessoas se encantam com os rapinantes e compram um para só depois descobrirem que nem tudo são flores. Muitos nem sabem como é o treinamento de uma ave destas, qual a alimentação adequada, o manejo diário, e quem sofre é inevitavelmente à ave, que muitas vezes foge ou morre por falta de conhecimento por parte de seu dono. Se você quer mesmo se tornar falcoeiro saiba da responsabilidade e lembre-se sempre que:

“The hawk comes first”

Se você não coloca a sua ave em primeiro lugar, respeitando sua natureza e dando à ela todas as condições adequadas é melhor não ter uma ave. Pois como o texto fala mais adiante:

“It will be a life time commitment”


A expectativa de vida de uma ave de rapina é grande, os cuidados são diários, durante todo o ano. Você tem que pensar bem se terá com quem deixar a sua ave quando for viajar, pois ela não é um cachorro que pode ser deixado no hotelzinho de qualquer pet shop. O texto te leva a refletir bem se:

“Do you really want to become a falconer?”


E se ao terminar o texto ainda estiver convicto de que quer se tornar um falcoeiro, parabéns! Se não, não tem problema, há várias formas de ajudar os rapinantes, esse carinho por eles é algo muito nobre e necessário pois precisamos preservar estas aves na natureza. Que tal procurar se informar sobre como você pode ajudar, mesmo sem ter uma ave? Contate a ABFPAR e informe-se!

O texto ainda fala sobre o que é verdadeiramente a falcoaria, porque uma pessoa deve se tornar falcoeiro, a ética necessária ao se praticar esta arte, além da importância de se ter um tutor.
De forma didática, ele ainda propõe um guia para iniciantes:


Meu caderno ainda não acabou e ainda não comentei todas as leituras que já fiz, desde o final de 2014 quando comecei a estudar até hoje. Aguardem os próximos posts, onde irei comentando mais sobre elas!

Abraços e bons voos!
Kátia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

International Owl Awareness Day

V ocês sabiam que hoje é uma data muito especial para as corujas? Hoje é o dia internacional da Consciência sobre as corujas, chamado em ing...