Porque criei este blog


Iniciar na falcoaria não é através da compra da primeira ave, ou pelo menos não deveria ser assim. Muitos creem que criar uma ave de rapina é o mesmo que criar um papagaio ou uma arara, e não poderiam estar mais enganados. Acondicionar uma ave de rapina dentro de uma gaiola, dar carne moída como alimento, cortar penas das asas são vários procedimentos equivocados que muitos adotam por falta de conhecimento.

Para quem é da área da biologia é muito mas fácil ter contato com a falcoaria, inclusive é comum inclusive ter aulas com professores que também são falcoeiros, mas para interessados de outras áreas do conhecimento é necessário correr atrás de informações e contatos que possam te auxiliar.

Apesar de vários sites ótimos darem muito conhecimento aos iniciantes, achei que faltava uma ponte, um site feito por um iniciante dialogando com outros iniciantes, numa postura humilde, porém engajada onde o mais importante não é ensinar, mas compartilhar o conhecimento.

De ensinar eu entendo muito bem, afinal são duas graduações e três pós em Letras, mas eu sou apenas uma aprendiz de falcoeira que acredita que conhecimento que não é compartilhado não é válido. Não faz sentido guardar para mim o que eu aprendo ou os caminhos que eu trilho. Meus objetivos são muito simples, mas ao mesmo tempo muito importantes: ajudar aqueles que têm um interesse real pela falcoaria, que querem iniciar nesta arte com ética, responsabilidade e conhecimento. Ajudar a estes a seguirem um caminho sem tantos percalços como eu tenho trilhado, pensando no benefício da sua futura ave, pois na falcoaria a ave vem sempre em primeiro lugar.

Não é necessário ser biólogo ou veterinário para ser um bom falcoeiro, afinal esta arte surgiu há mais de dois mil anos atrás, seu auge foi durante a era medieval, bem anterior à era das luzes, ou seja, do conhecimento. Já não precisamos seguir o caminho trilhado nos primórdios desta arte, o que faz um bom falcoeiro na atualidade é o estudo da falcoaria através de suas obras mais importantes, entender a biologia das aves e seu comportamento, ser ético e responsável, e quando possível acompanhar um falcoeiro experiente no campo para aprender na prática o que já domina na teoria. Afiliar-se a uma associação também é essencial, mas não suficiente. O esforço é sempre seu, por mais auxílio que possa ter cabe a você estudar, seguir as orientações e treinar e cuidar da sua ave da melhor forma possível.

O que me motiva na falcoaria não são ganhos materiais, pois tenho uma profissão que amo e que me supre muito bem. Meus objetivos são maiores, são de buscar algo que me emociona profundamente, de ir ao encontro de algo que sempre fez parte da minha vida indiretamente, de uma paixão pelo deserto e pelos falcões que a lógica não explica, só o coração. É um hobby para mim, mas não com a conotação de algo feito de qualquer jeito, com pouca dedicação, pelo contrário, não faço nada sem esforço, sem comprometimento, sem paixão.


Enfim, espero que este blog seja útil a todos os que querem iniciar na arte da falcoaria e que possamos ir aprendendo juntos, cada vez mais! Sucesso a nós e bons voos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

International Owl Awareness Day

V ocês sabiam que hoje é uma data muito especial para as corujas? Hoje é o dia internacional da Consciência sobre as corujas, chamado em ing...