Meus estudos parte III

Olá pessoal,

Continuo com a minha série meus estudos, apresentando o meu caderno. Importante deixar claro que todas estas leituras foram feitas assim que me interessei em aprender sobre a falcoaria, buscando na internet materiais de fontes confiáveis.

Após ler todos estes textos iniciei a minha leitura de livros que são referência, como o importantíssimo Understanding the Bird of prey, de Nick Fox, que é o norte desta arte, e também o Cetrería em Argentina de Enrique A. Gómez, e A arte da Falcoaria da ANF. Cada uma destas obras ganhará posts específicos em breve!

No post de hoje vamos ver duas leituras, mais uma da Espanha, e um guia de educação ambiental feito por autores do Panamá pelo Fundo Peregrino.
Espero que gostem!
Abraços,
Kátia.

Curso básico cetreria online



Este texto em espanhol de 55 páginas traz pontos muito importantes sobre a falcoaria, de maneira didática e de fácil compreensão, escrito por Francisco Silva. Primeiro ele aborda a história da falcoaria em um resumo muito interessante. Depois o autor cita as espécies de rapinantes mais utilizadas na Espanha, e traz informações sobre a espécie e o sexo adequado para capturar cada tipo de presa, como também a ave adequada de acordo com o tipo de terreno a ser explorado. Em seguida separa as aves em alto vôo e baixo vôo e traz um resumo sobre as características de cada uma das aves mais populares na Espanha de cada um destes grupos.


Bajo Vuelo:


“El bajo vuelo es propio de aves de rápido batido de alas en distancias cortas,
como azores, harris y gavilanes, de otras que planean y vuelan a vela como las águilas.
En el bajo vuelo se practican de varias formas el lance, el de “mano por mano” y el de “empuesta” y “toro suelto”. En lo dos primeros se deja salir al ave del puño una vez hemos descubierto la pieza. En el primer caso se lanza al pájaro tras la presa una vez ha advertido nuestra presencia y en el segundo actuamos como atalaya, esperando a que nuestro pájaro salga cuando considere oportuno, el tercero esta suelta la rapaz posándose por los árboles o atalayas desde la cual avista la pieza a más distancia. Llegar a cazar con aves de bajo vuelo requiere menos dedicación que con los halcones, razón por la cual es más común entre principiantes.
“ (p. 7)
No Baixo Vôo ele fala sobre as principais características do gavião asa de telha (Harris Hawk, Aguilla de Harris, Parabuteo unincictus), Açor, (Azor, Accipiter géntilis), Cola Roja o Red Tailer (Buteo jamaicensis), Gavilán ( Accipiter nisus), Águila Real (Aquila chrisaetos), e a coruja Búho Real ( Bubo bubo). Lembrando que nem todas estas aves são comumente utilizadas no Brasil. Também há uma citação sobre os híbridos mais comuns.

Altaneria


“Se practica con los halcones, y se llama así por la altura que alcanzan en sus
vuelos. Se distinguen dos modalidades. Lances de mano por mano y lances de
altanería. En los lances de mano por mano el halcón persigue a su presa desde el
puño. En los lances de altanería es cuando el halcón busca tomar altura, sin haber
visto presa alguna. Sabe que si alcanza un buen techo tiene ventaja sobre las
presas que le saque entonces el halconero o el perro al batir el terreno”.

Neste grupo é citado o falcão peregrino (Halcón Peregrino, Falcón peregrinus ) e como se dá o seu vôo picado, que é a forma mais impressionante que ele utiliza ao caçar. Também é citado o Falção Sacre ,(Halcón Sacre, Falcón cherrug), Halcón Lanario (Falcón biarmicus), Gerifalte (Falcón rusticolus ), Cernícalo (Falcón tinnunculus), e também alguns híbridos.

Depois o autor comenta sobre a legislação da falcoaria na Espanha, que é bem diferente da Brasileira, e portanto não comentarei aqui. Em seguida vem uma parte muito importante para iniciantes, que é uma descrição com fotos sobre os equipamentos básicos e instalações. São muitos os que acreditam que as aves de rapina ficam em gaiolas, e não poderiam estar mais equivocados, pois estas aves em gaiolas causariam danos as suas penas e com isso seu voo ficaria comprometido.
Alguns trechos desta parte do texto seguem abaixo:




Depois vem a parte do adestramento, que resume o dia a dia do amansamento e treinamento das aves de baixo e alto voo. Em seguida um glossário dos termos técnicos de falcoaria.
Ao resumir o texto espero motivá-los a o lerem na íntegra, pois é um material muito rico e que trará muito conhecimento para os iniciantes.


  

Guia didática de educação ambiental


“Al final, conservaremos sólo lo que amamos; amaremos sólo lo que entendemos; entenderemos sólo lo que nos hayan enseñado”


Muitos pensam que aprender falcoaria é apenas aprender a amansar e treinar aves de rapina, mas isso é só uma parte do processo. É de extrema importância aprender sobre a biologia das aves e também sobre educação ambiental, já que é através deste conhecimento amplo que é possível praticar a falcoaria de forma ética, correta e sustentável.  Meu tutor Israel pensa exatamente assim e ele me recomendou leituras muito importantes que serão tema dos próximos posts.

No Brasil estão sendo implementados vários projetos de educação ambiental, através de suas associações de falcoaria e também de grupos e instituições ligadas à falcoaria. Sabemos que a melhor forma de preservar estas aves em vida selvagem é através da educação, e por isso à visitação de escolas e até mesmo faculdades é de extrema importância.

Se no Brasil a educação no geral não anda bem e faltam recursos, para a educação ambiental não seria diferente, mas é possível encontrar ótimos recursos gratuitos na internet para auxiliar estes projetos. Vou comentar agora sobre este guia feito através do fundo peregrino, com o objetivo de auxiliar a educação ambiental no Panamá. Se algum grupo ou associação Brasileira aproveitar uma parte deste material ficarei imensamente feliz!

Os objetivos deste material são:

“Esta Guía Didáctica está dirigida especialmente a los maestros y maestras que trabajan en Panamá, para ser utilizada como una herramienta de apoyo a sus esfuerzos de enseñanza e inspiración a los niños (as), que son nuestro futuro. En Panamá, como en la mayor parte del mundo, estamos perdiendo los bosques, los manglares, los arrecifes de coral, y otros ecosistemas de nuestro ambiente. Más de la mitad de los bosques tropicales del mundo se encuentran en Latino-América. Cada minuto se destruyen de 200 a 400 hectáreas de estos bosques. Los científicos estiman que a este ritmo, en menos de 50 años, perderemos del 80 % al 90 % de los bosques tropicales del mundo. A la vez, los científicos estiman que cada día se extinguen 137 especies de animales, plantas e insectos. Muchas de estas especies desaparecen antes de ser conocidas por los seres humanos. Una alternativa con la que podemos proteger nuestro medio y evitar su destrucción en el futuro es a través de la educación ambiental. Hay un adagio que dice: “Al final, conservaremos sólo lo que amamos; amaremos sólo lo que entendemos; entenderemos sólo lo que nos hayan enseñado”. Basado en esta afirmación, esta guía tiene el propósito de incentivar en el alumno y la alumna, el estudio y la comprensión de la naturaleza; haciendo énfasis en la interacción del Águila Arpía y otras aves rapaces con su ambiente. Con esta guía, los estudiantes tendrán la oportunidad de valorar los recursos naturales y mejorar su actitud y aptitud respecto a la flora y fauna, haciendo uso efectivo de su aprendizaje.”

No primeiro capítulo é feito um resumo sobre as características fisiológicas das aves de rapina, e como identificar a qual grupo pertence uma ave:






 No capítulo dois os autores comentam sobre as principais aves do Panamá e das Américas (a maioria é comum no Brasil), trazendo informações básicas sobre cada espécie, sendo elas: Águila Pescadora (Pandion haliaetus), Elanio Tijereta (Elanoides forficatus), Aguililla Adornada (Spizaetus ornatus), Elanio Caracolero (Rostramus sociabilis), Caracara Crestada (Polyborus plancus), Halcón Peregrino (Falco peregrinus), Halcón Aplomado (Falco femoralis). É explicado ainda o fenômeno da Migração.

O capítulo 3 é dedicado exclusivamente à Águia Harpia, que é considerada a ave nacional do Panamá. Neste capítulo é explicado o seu habitat e distribuição, dimensões desta ave e seus habítos alimentares, como elas constroem seus ninhos e o estado atual (da data de publicação do texto que é de 2006) destas aves no Panamá. As leis que protegem esta ave também são descritas.



O capítulo 4 é sobre a importância das aves de rapina, como topos da cadeia alimentar, e o papel dos predadores para manter o equilíbrio ambiental. O texto explica todos os elementos da cadeira alimentar, e como é de extrema importância o papel dos rapinantes como controladores biológicos, e bio-indicadores. Em seguida o capítulo comenta sobre as aves de rapina na cultura, em especial na mitologia panamenha, mexicana, egípcia, Grega e Hindú.



O capítulo 5 fala sobre a conservação:
La conservación es el uso razonable de todos los recursos naturales (plantas, animales, minerales, agua, etc.), a fin de que se encuentren en buenas condiciones siempre que deseemos disponer de ellos en el futuro. La conservación puede practicarse a gran escala como en el patio de la casa. La conservación empieza con el deseo de mejorar nuestro mundo y termina con una acción. Un ejemplo de conservación puede ser declarando un área grande de bosque como un parque nacional o puede ser un acto simple,como tirar la basura en el lugar correcto.

Os principais problemas que ameaçam as aves de rapiña são o deflorestamento, a caça indiscriminada, a Poluição e problemas antropegênicos, que estão relacionados com as atividades humanas, e entre eles o prior é o envenenamento por chumbo: “Las balas de plomo, sus fragmentos, o las pesolas de plomo que se usapara pescar son ingeridas por aves acuáticas, en cantidades suficientes que se acumulancausándoles la muerte. Las aves rapaces que se alimentan de las aves acuáticas muertastambién morirán por ser receptoras del plomo que está concentrado en los cuerpos desus presas”.

O texto então faz a pergunta sobre como podemos conservar os rapinantes, e responde que seria através da conservação do seu habitat natural e através da educação ambiental:
“La educación ambiental es un componente clave en la reducción de la mortalidad de las aves rapaces por causas antropogénicas. Cada persona podría entender mejor la importancia de las aves rapaces, y el papel que ellas juegan en la naturaleza.” (p. 55)

“Si me lo dice, lo olvido; si lo veo, lo recuerdo; si lo hago, lo entiendo”

O capítulo 6 traz atividades educativas complementarias para a educação ambiental, para várias disciplinas escolares, como Espanhol, matemática, ciências, sociologia, artes e educação física. Com adaptações estas atividades podem ser implementadas em vários projetos de educação ambiental no Brasil. A seguir mostro algumas sugestões do texto:

Espero que tenham gostado do resumo e que leiam o texto e utilizem suas ideias na educação ambiental!
Abraços,
Kátia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidade!

International Owl Awareness Day

V ocês sabiam que hoje é uma data muito especial para as corujas? Hoje é o dia internacional da Consciência sobre as corujas, chamado em ing...